terça-feira, 22 de setembro de 2009

Primavera

Começa hoje a Primavera no Hemisfério Sul. É o Equinócio de Setembro

Exatamente às 18h18 desta terça-feira começa a primavera

em todo o hemisfério sul.

Primavera, a estação do ano que, no hemisfério sul, começa no dia 22 de Setembro e se prolonga até 21 de Dezembro quando tem início o Verão

Primavera, do Latim (primo + ver = o primeiro Verão)

A palavra Verão provém do latim vernum, com o significado de “tempo primaveril”, derivado de ver, veris, que significava Primavera. A expressãoprimo ver (que originou o termo Primavera) aplicava-se apenas ao começo da estação: primo + ver = o primeiro Verão (= actual Primavera), o princípio do Verão (= Primavera).

Antigamente, a palavra Verão designava, portanto, o período correspondente à actual estação da Primavera. Tal aparece documentado, por exemplo, em Gil Vicente, Obras Várias («... como vemos que contra a formosura do Verão, o fogo do Estio; e contra a vaidade humana, a esperança da morte...»).

Ao Verão (ou seja, à Primavera actual), seguia-se o Estio (em latim,aestas). Hoje as palavras Verão e Estio são sinónimas, referindo a estação que começa a 21 de Junho e termina a 23 de Setembro, e a palavraPrimavera passou a designar toda a primeira estação do ano, e não apenas o seu início.

A palavra Outono provém do latim autumnum, com o mesmo sentido.

Quanto ao termo Inverno, do latim hibernus annus, pertence à mesma família de “hibernar”, verbo que significa passar o Inverno em hibernação, ou seja, num estado de entorpecimento ou letargo em que o metabolismo diminui e são utilizadas as reservas alimentares que o corpo possui.

No século XVI, em Portugal, havia, assim, as seguintes designações:Primavera (início da Primavera), Verão (Primavera propriamente dita),Estio (Verão), Outono e Inverno.

As estações do ano são delimitadas pelos equinócios e solstício.

Chama-se equinócio a cada uma das duas conjunturas do ano em que o dia é igual à noite em toda a Terra, o que se dá no momento em que o Sol atravessa o equador (linha imaginária do equador projetada na abóbada do céu). O momento tem significado especial, pois marca o início da primavera no hemisfério sul e início do outono no hemisfério norte. No hemisfério sul (22 de Setembro, equinócio da Primavera ou ponto Vernal, e 20 de Março, equinócio do Outono). A palavra equinócio provém do latim aequinoctium, termo constituído pelo radical aequi (igual) e a palavranoctium (noite). Em português, o radical equi- aparece em palavras que contêm essa ideia de igualdade, como, por exemplo, equilátero (com os lados iguais), equiparar (igualar por comparação) ou equivalente (que tem valor igual).

O solstício é a designação de cada um dos dois momentos em que o Sol está a maior distância do equador, ou seja, o solstício de Verão, dias do ano em que há mais horas de sol: 21 de Junho (hemisfério norte) e 21 de Dezembro (hemisfério sul), e o solstício de Inverno, dia de menos horas de sol: 21 de Dezembro (hemisfério norte) e 21 de Junho (hemisfério sul). Ciberdúvidas

♥♥

Nenhum comentário:

HOME