quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Limpar a casa sem poluir o planeta


Limpar a casa sem poluir o planeta

Produtos de Limpeza: o desafio de limpar a casa sem poluir o planeta

O acúmulo das substâncias dos produtos de limpeza nos rios, lagos e praias, que recebem esgotos, pode prejudicar a vida das plantas e animais que vivem nestes locais. A espuma branca (”cisne-de-detergente”) reduz a penetração do oxigênio do ar na água, diminuindo assim o oxigênio disponível na água para respiração desses seres. Os fosfatos também favorecem a multiplicação de algas vermelhas, que em excesso também prejudicam a oxigenação da água (processo chamado de eutrofização das águas).

A poluição das águas nos rios, lagos, mares e oceanos ocorre também pela reação química resultante da soma dos inúmeros produtos de limpeza que usamos em nossas residências: detergentes, sabão em pó, amaciante, sabonetes, shampoos, cremes dentais, desinfetantes, limpa-vidros, água sanitária ( com 2% de cloro ativo), amoníaco, entre outros. Essa combinação potencializa os impactos sobre a qualidade das águas, sobre a fauna e flora dos ecossistemas, assim como aumenta o perigo para as populações que consumirem estas águas ou se alimentarem desses animais aquáticos posteriormente.

O potencial que os produtos de limpeza sintéticos possuem para causar danos à saúde humana e ao meio ambiente é grande. Por essa razão devem ser usados de forma moderada, cuidadosa e, quando possível, substituídos por outros métodos e produtos menos agressivos aos ecossistemas. Além de optarmos por produtos ecológicos, podemos também tomar pequenas providências no dia-a-dia para diminuir o impacto ambiental dos produtos de limpeza convencionais. Apresentamos, abaixo, algumas sugestões.

Como fazer para diminuir o impacto ambiental na limpeza doméstica

Varrer a sujeira com vassouras, uso do aspirador de pó e do pano de pó. Eles diminuem a necessidade do uso de produtos químicos fortes.

Evitar adquirir produtos em cuja fórmula constem componentes como cloro, formaldeído e solventes. É importante não comprar produtos clandestinos, sem embalagem própria ou rótulo que descreva os conteúdos químicos e indique o fabricante, orienta a Organização Não Governamental Greenpeace .

Resgatar o hábito do uso da água quente combinada com sabão para desinfetar ambientes. Os modernos vaporizadores, nada mais são do que uma sofisticação tecnológica dessa antiga e eficiente prática de limpeza.

Buscar alternativas para limpeza com produtos caseiros e igualmente eficientes:

Use vinagre branco e água na mesma proporção, para limpar vidros, azulejos, vasos sanitários e espelhos, não há nada melhor.

O Bicarbonato de Sódio serve para limpar pias, bidês e vasos sanitários em banheiros. Também substitui o cloro na remoção de limo. Basta deixá-lo agir por uma hora e depois retirar o limo com uma mistura de suco de limão e sal.

Para reaproveitar pedaços de sabões velhos, siga os seguintes passos:

a) Misture os pedaços de sabões com um punhado de açúcar e vinagre.

b) Derreta em banho-maria, misturando bem.

c) Coloque num vasilhame e deixe endurecer por dois dias.

Procurar conhecer e testar os produtos de limpeza ecológicos que existem no mercado. Dar preferência aos produtos que tenham selo de certificação. Isso significa que a empresa passou por uma auditoria sobre os processos e matérias-primas utilizadas.

Outras dicas:

Para limpeza de forno você não precisa de nada mais que água quente, bicarbonato de sódio e palha de aço.

E se você quer realmente purificar o ar use somente uma mistura de ervas com suco de limão ou vinagre.

Também tire o pó das lâmpadas. Por incrível que pareça, lâmpadas empoeiradas gastam mais energia.

Na cozinha, utilize panos ao invés de toalhas de papel. São laváveis e reutilizáveis.

SÃO DICAS PRÁTICAS E ECONÔMICAS PARA AJUDAR O NOSSO PLANETA!

♥♥

Nenhum comentário:

HOME