quarta-feira, 15 de abril de 2009

Dia de Bast



Dia de Bast - 15 de Abril

Bast é a deusa felina egípcia, senhora da dança e da fertilidade.

Para aumentar o seu poder de sedução, coloque algumas pétalas de rosa num pires com leite e deixe-o de noite na janela, para homenagear a deusa.


Bast é a protetora dos lares, das mães e das crianças, dos felinos e dos doentes...
Deusa da música e da Arte; responsável pela alegria, pela dança, pelo canto e pelo amor.

Era guardiã das casas, o seu amor materno poderia se transformar em ferocidade quando algum de seus filhos era atacado.

A Deusa-Gata foi uma das divindades mais veneradas no antigo Egito. Nas festas dedicadas a Bast, as ruas enchiam-se de música, dança e brincadeiras bem-humoradas. Seus seguidores adoravam comidas doces, como bolos de mel, passas e frutas.

Tem grande ligação com a Lua. Representada com uma ninhada de gatinhos a seus pés, simboliza a Fertilidade.

O Templo de Bastet, era em Bubastis (cidade do Delta do Nilo), cujo nome em egípcio "Per-Bast" (significa "a casa de Bastet"), mantinha gatos sagrados que eram embalsamados em grandes cerimônias quando morriam, porque eram considerados como encarnação da deusa.

Bastet, Bast, Ubasti, Ba-en-Aset ou Ailuros (palavra grega para "gatos"). Esposa de Ptah, com quem foi mãe de Nefertum e Mihos.

Bastet, é representada como uma gata preta, com um brinco e um colar ou uma mulher com cabeça de gato segurando um sistro, instrumento musical sagrado.

Os antigos egípcios representavam os seus deuses com aspecto humanos e com cabeça de animal. Cada deus tem seu animal sagrado associado e digno de adoração, como se fosse a própria divindade. E tal como os humanos os animais eram também mumificados para assim poderem ser preservados no além.

Bastet quando agressiva se transforma na deusa de cabeça de leoa SEKHMET. Os egípcios tiveram difículdades para dissociar estas duas divindades e dizem que Bastet e Sekhmet são uma única pessoa com personalidades e características diferentes.

Bastet é amável e sossegada e Sekhmet é guerreira implacável, deusa cruel da guerra e das batalhas e tanto causava catástrofes quanto curava epidemias. Sua juba era cheia de chamas, sua espinha dorsal tinha cor de sangue, seu rosto brilhava como o sol, o deserto ficava envolto em poeira, quando sua cauda o varria. Era adorada na cidade de Mênfis.

ordenou a Sekhmet que castigasse a humanidade por causa de sua desobediência. Sekhmet executou a tarefa com tamanha fúria que o deus Rá precisou embebedá-la para que ela não acabasse exterminando toda a raça humana. O que acabou originando a deusa Bastet.

Bastet foi uma das divindades mais veneradas no Antigo Egito. Hoje é tradicionalmente consagrada no dia 15 de abril.

O gato doméstico foi trazido para o Egito por volta do ano 2.100 a.c., é considerado um ser divino, ao ponto que quando um deles morriam de morte natural, as pessoas da casa raspavam as sobrancelhas em sinal de luto.

O símbolo do GATO PRETO era utilizado pelos médicos egípcios para anunciar a sua capacidade de cura.

Os gatos eram tão sagrados no antigo Egito, que quem matasse um gato era condenado à pena de morte.

Old Religion

Um comentário:

Estefani disse...

Oi querida! aki vc naum poderia mudar para meucantomagia.blogspot.com naum é? é que u tenho um blog que chama canto magia e o seu está interrompendo o meu! poderia por favor mudar? obrigadinha! ha! venha no meu blog, magiacastle.blogspot.com participa do concurço!

HOME