quinta-feira, 12 de julho de 2012


Edelweiss ou Edelvais

A flor Edelweiss – Leontopodium alpinum, nasce entre os rochedos dos Alpes Europeus acima dos 1700 metros de altitude. É uma linda e pequena flor branca, de pétalas aveludadas e formato de estrela. Rústica e nobre sua duração depois de seca é de mais de 100 anos.

Hoje, é uma flor protegida por lei. Ela surge nas moedas de euro austríacas, e é a flor nacional da Áustria e da Suíça e seus generais a exibem em seus uniformes como emblema, em vez de estrelas para assinalar seu estatuto hierárquico.

A Edelweiss esteve perto da extinção, e por iniciativa do governo austríaco tornou-se Patrimônio Tombado na França, Itália, Suíça, Iuguslávia e Áustria. Hoje é cultivada em estufas, mantendo, contudo o valor simbólico em torno deste delicado arbusto.

Existem muitas lendas de como a flor surgiu e histórias que fizeram com que a Edelweiss que em alemão significa branco nobre, se tornasse um Símbolo do Amor. Muitos rapazes escalavam os Alpes, arriscando a vida para colhê-la e presentear a amada!

É preciso ser nobre como a edelweiss para sobreviver ao amor. Só as pessoas especiais a recebem, porque elas têm a prova do amor eterno e sabem cultivá-lo pela eternidade.

Inspirou poetas pelo mundo. A música Edelweiss foi composta em 1959, por Richard C. Rodgers, com letra de Oscar Hammerstein II para o musical THE SOUND OF MUSIC, protagonizado por "Julie Andrews" que conta a história verdadeira da família Von Trapp. No Brasil o musical ficou conhecido como “A Noviça Rebelde”.

♥♥

Um comentário:

Renato Brunetti disse...

Nossa, que legal. Onde tem esse símbolo dela que vai na moeda e nas patentes?

HOME