Reciclagem do óleo de cozinha
O óleo de cozinha usado pode e deve ser reciclado. Você só precisa guardar as sobras em vasilhames do tipo PET, que também são reaproveitados.
Os benefícios da reciclagem do óleo de cozinha
Apenas 2,5% de todo o óleo de cozinha consumido pelos brasileiros é reinserido na cadeia produtiva. Conheça os benefícios sociais e para o meio ambiente decorrentes da reciclagem do óleo de fritura.
Postos de Coleta
O projeto de coleta do óleo vegetal para reciclagem deve se expandir por todo o país. Em são Paulo a rede Pão de Açúcar e alguns outros pontos comerciais contam com postos de recolhimento dentro de seus estabelecimentos.
O Instituto Triângulo, que é uma Organização de Sociedade Civil de Interesse Público, presta o serviço de coleta de materiais recicláveis ou reaproveitáveis, incluindo o óleo vegetal usado, além de pilhas, baterias, roupas e calçados. Esses materiais são encaminhados a sede do Instituto Triângulo, em santo André (SP), onde recebem destinação adequada.
Alguns locais onde doar seu óleo de cozinha utilizado:
ABC Paulista - Instituto Triângulo - (11) 4991-1112 - www.triangulo.org.br
Curitiba - Coleta especial de óleo de fritura da Prefeitura Municipal - tel.: 156 - www.curitiba.pr.gov.br
Florianópolis - Universidade Federal de Santa Catarina e Associação Industrial e Comercial de Florianópolis (Acif) - www.acif.org.br
Porto Alegre - Projeto de reciclagem de óleo de fritura - www.unverde.wordpress.com
Ribeirão Preto - Projeto Cata óleo - (16) 602-3734
Rio de Janeiro - Programa de Reaproveitamento de Óleos Vegetais(Prove) - (21) 2598-9240 e Disque-Óleo - (21) 2260-3326 - www.disqueoleo.com.br
Salvador – Renove - Reciclagem de Óleos Vegetais - (71) 9979-2504 - www.renoveoleo.com.br
Energia Renovável
A transformação do óleo de cozinha em energia renovável começa pela filtragem, que retira todo o resíduo deixado pela fritura, depois é retirado toda a água que está misturada a esse óleo.Dependendo do óleo, ele passará por uma purificação química que retirará os últimos resíduos. Esse óleo "limpo" recebe a adição de álcool e uma substância catalisadora. Colocado no reator e agitado a temperaturas específicas transforma-se em biocombustível e após o refino pode ser usado em motores capacitados para queimá-lo.
♥♥
2 comentários:
Olá Marcia!
Vim conhecer seu blog e gostei muito. Já me tornei seguidora...
Muito bom este tema de reclicagem de óleo de cozinha. Informação é tudo.
Um beijo.
Astrid Annabelle
Olá bom dia como é que eu faço para doar o óleo de cozinha? Eu mi cahamo Cheila contato (71) 8155-0620
Postar um comentário