sexta-feira, 5 de junho de 2009

Dia Mundial do Meio Ambiente



5 de Junho - Dia Mundial do Meio Ambiente


O Dia Mundial do Meio Ambiente foi criado pela Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas - ONU, de 1972, para marcar a abertura da 1a Conferência Mundial de Meio Ambiente, em Estocolmo, na Suécia.

A importância desse dia tem precedentes. O meio ambiente e a ecologia passaram a ser uma preocupação em todo o mundo, em meados do século XX. Porém, foi ainda no séc. XIX que um biólogo alemão, Ernst Haeckel (1834-1919), criou formalmente a disciplina que estuda a relação dos seres vivos com o meio ambiente, ao propor, em 1866, o nome ecologia para esse ramo da biologia.

Celebrado de várias maneiras (paradas e concertos, competições ciclísticas ou até mesmo lançamentos de campanhas de limpeza nas cidades), esse dia é aproveitado em todo o mundo para chamar a atenção política para os problemas e para a necessidade urgente de ações.

Nessa data, chefes de estado, secretários e ministros do meio ambiente fazem declarações e se comprometem a tomar conta da Terra.



Ao longo dos anos, o Homem tem transformado o ambiente natural e modificado paisagens em seu benefício e segundo as suas conveniências.

Na tentativa de melhorar as suas condições de vida, o Homem foi cometendo erros sucessivos que têm causado efeitos negativos no meio ambiente, pondo em perigo o equilíbrio da Natureza. Não podemos viver bem se não respeitarmos o meio ambiente!

Hoje já conhecemos bem os perigos que decorrem da degradação do ambiente e o modo como cada um de nós pode contribuir para a proteção da Natureza.

A nossa vida pode ser mais ou menos saudável de acordo com a qualidade do ambiente, por isso todos temos obrigação de colaborar na sua proteção.

Devemos pôr em prática e também alertarmos os que nos rodeiam para a preservação da Natureza, pois é imprescindível a colaboração de todos.

A Natureza está nas nossas mãos!

Nenhum comentário:

HOME